História da Câmara Municipal
1. À sombra do Estado Novo e raízes da autonomia
Tudo começou com o município recém-criado em 1911, por meio da Lei Estadual nº 556, dando autonomia política a Paraguaçu. Na ausência de sede oficial, o primeiro presidente do Legislativo municipal, José Cristiano Prado, gentilmente cedeu sua própria residência para ser a casa da Câmara — um gesto que simbolizou o espírito comunitário e o despertar institucional da cidade. Nesse ambiente humilde, o poder legislativo iniciou seus passos, compondo o primeiro quadro de vereadores: José Cristiano Prado, Pedro Augusto Leite, Nestor Eustáquio de Andrade, José Camilo da Costa, João Pedro Alvarenga, Custódio Estevão Pereira e Cândido Galvão camaradeparaguacu.mg.gov.brWikipédia.
No dia 1° de junho de 1912, a Câmara foi oficialmente instalada e ali, foi eleito o prefeito, o vice e o secretário, dando início ao funcionamento pleno do município emancipado camaradeparaguacu.mg.gov.br.
Conecta-se ao futuro com a tradição
A história dessa Câmara é um convite para enxergarmos além: imaginar o que cada espaço representou — a pedra angular da cidadania, a conexão com o povo, o equilíbrio do poder.
Essa sede é a antiga da Prefeitura, que durante anos recebeu as reuniões da Câmara
